Formação e Eventos

TREINAMENTO INTENSIVO TEÓRICO E PRÁTICO

"FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS EM PROCESSOS ELETRÔNICOS"


20 de Agosto de 2020 - 9.00 Hrs


ESTE TREINAMENTO É A DISTÂNCIA AO VIVO - VAGAS LIMITADAS !


★ PREMISSA
Com o advento dos modernos computadores, dos avançados softwares de gráfica, dos scanners e das impressoras de qualidade (jato de tinta e laser), e, mais em geral, das elevadas capacidades gráficas que estes conjuntos proporcionam, iniciaram a aparecer também as falsificações de documentos realizadas através do aproveitamento dos meios digitais.

A criação e difusão, nos tribunais brasileiros, a partir da entrada em vigor da Lei 11.419/2006, dos chamados “processos eletrônicos”, nos quais toda a documentação encartada é oferecida no formato digital, estimulou ainda mais a ocorrência de falsificações por meios digitais. Mesmo efeito tem o aumento no oferecimento de contas e serviços financeiros online.

Este treinamento trata questões de documentoscopia, grafoscopia e outras técnicas de análise relacionadas, especificamente, a documentos, de todos os tipos, falsificados, ao menos em parte, por meios digitais e/ou apresentados em formato digital, e da validade para fins probatórios de tais documentos, levando em conta, inclusive, questões relativas à origem, integridade e cadeia de custódia (processo penal).

Será oferecida uma perspectiva prática e abrangente da atualidade do problema, tratando os assuntos em pauta com exemplos concretos, exercícios e dinâmicas didaticamente envolventes.

Como resultado desta atividade de formação, esperamos conseguir um maior preparo prático de todos os participantes em relação à detecção e comprovação de falsificações digitais, com especial foco nos documentos juntados em processos e cadastros eletrônicos.

Este treinamento costuma receber mais de 90% de avaliações "Muito Bom" ou "Otimo" por parte dos participantes.

★ PROGRAMA
O treinamento será realizado num prazo de aproximadamente oito horas, com dois intervalos para café e network, separados por uma pausa para almoço de uma hora. Os assuntos tratados serão segundo o seguinte programa geral:

  • Premissas, Alcance e Elementos de base
  • Teoria da Prova aplicada aos Documentos Digitais
  • Processo Eletrônico e Arguição de Falsidade
  • Importância da avaliação de documentos
  • Características dos Tipos de impressão
  • Alteração ou Montagem Digital de documentos
  • Métodos e procedimentos para detecção de montagens

  • ** 11:00 - Intervalo

  • E-mails e mensagens eletrônicas falsificadas
  • Falsificação de telas de páginas WEB (sites)
  • Falsificação de certificados e receitas médicas
  • Formas de falsificação de assinaturas e escritas por meios digitais
  • Detecção de falsificações digitais em assinaturas e escritas
  • Processos de cópia digital e perda de qualidade

  • ** 13:00 - Pausa para o Almoço

  • Formato PDF, sua análise e possíveis falsificações
  • Outros documentos digitais (Word, Excel, TXT, Bases de Dados etc.)
  • Origem, Integridade e Cadeia de Custódia da Prova Digital
  • Elementos básicos de Grafoscopia
  • Aplicações práticas da Grafoscopia em documentos digitais
  • Aplicações da Grafometria em documentos digitais

  • ** 15:15 - Intervalo

  • Linguística Forense e Análise de Autoria de Redação e Estilo
  • Falsificação de Selos e Carimbos Notariais
  • Reuso de selos notariais
  • Autenticações Notariais falsificadas para prover uma “data certa”
  • Conclusões e dicas

★ PALESTRANTE
Lorenzo Parodi
: Perito Judicial (Justiça Federal, TJSP e diversos outros Tribunais Estaduais) em questões relacionadas a falsificações (documentoscopia e grafoscopia), fraudes e forense digital. Assistente técnico em processos cíveis e penais de grande repercussão nacional.
Consultor, palestrante e reconhecido expert em prevenção, detecção e investigação de fraudes, falsificações e outros ilícitos, tem tido reconhecimentos importantes pela mídia, com inúmeras passagens em televisões e jornais, assim como por várias entidades e instituições brasileiras e internacionais.
Professor no curso de pós-graduação em "Perícia e Crimes Digitais" da faculdade Verbo Jurídico.
No Brasil, entre outras atividades, é presidente da ANCAF (Associação Nacional de Combate a Fraudes), sócio efetivo da SBCF (Sociedade Brasileira de Ciências Forenses) e já foi Acadêmico da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência), onde ocupou a cátedra de "Detecção e Mensuração de Fraudes em Seguros", e membro do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
Autor dos livros "MANUAL DAS FRAUDES" (1ª e 2ª edição) e "FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS EM PROCESSOS ELETRÔNICOS - Como Detectar e Comprovar através de Documentoscopia em Documentos Digitais e Outras Técnicas", todos pela Editora Brasport.
É também autor de diversos artigos de cunho acadêmico em revistas e jornais especializados quais Conjur, Migalhas, Âmbito Jurídico, Administradores assim como de várias matérias reproduzidas pelo principal site internet em língua portuguesa dedicado ao combate a fraudes (Monitor das Fraudes – www.fraudes.org).
Site pessoal: www.parodi.in

★ PÚBLICO-ALVO
Advogados, Diretores e Gerentes Jurídicos, Membros do Judiciário, Membros do Ministério Público, Auditores, Peritos, Responsáveis por Cadastros (crédito, financiamentos, contratos, contas...), Tabeliões, Escrivães e afins.
Empresas: advocacias, bancos, financeiras, empresas de factoring, empresas relacionadas a meios de pagamento (cartões etc.), seguradoras, fintechs, empresas de telecomunicações, comércio online e lojas físicas, imobiliárias, cartórios de notas, concessionárias etc.

★ MODALIDADE E CUSTOS
O Treinamento será realizado a distância "AO VIVO", através do sistema Microsoft Teams, e pode ser atendido de qualquer lugar sem custos de deslocamento. Por se tratar de evento "ao vivo" (ou seja, não gravado), mantém as mesmas características de interatividade e dinamismo de um evento presencial, com a possibilidade de intervir, fazer perguntas, esclarecer dúvidas, trocar ideias etc.
É necessário dispor de um computador com câmera, alto-falante (ou fone de ouvido) e microfone, além de conexão internet de boa qualidade e o software Microsoft Teams, que pode ser baixado gratuitamente. Existe a possibilidade de participar também através de aparelho celular.
O número de vagas é limitado a 20 para cada edição, para melhor aproveitamento e interação. Entre em contato se não tiver mais vagas, poderá ser criada uma nova sessão poucos dias depois, caso haja suficientes solicitações.

O valor do investimento para cada participante é de R$ 750,00 e inclui o diploma de participação e uma cópia do material apresentado.

O pagamento é realizado somente através do sistema PagSeguro (Boletos ou Cartões de Crédito, inclusive parcelados em até 12 vezes). Será enviada Nota Fiscal após a inscrição.
Empresas ou grupos a partir de três inscrições terão desconto de 10% no valor total, para pagamento a vista.

Após a inscrição serão enviadas instruções e dados para acessar a sala de aula no sistema Microsoft Teams.

★ Para se inscrever CLICAR NO BOTÂO ABAIXO:



Para eventuais informações adicionais, enviar mensagem através do e-mail: eventos@deall.com.br
ou ligar para o número: 011-99271.2064 (também WhatsApp - clicar aqui)



Se quiser realizar o pagamento de uma inscrição já feita, usando o sistema PagSeguro (boleto, ou cartão), clique no botão abaixo.